Doenças Africanas no Brasil

Com tais credenciais pareceu indestrutível o conceito negativista do eminente tropicalista, visto cada um destes autores citados ser um competente na matéria em debate.

Com o auxílio, porém, dos seus próprios acolitadores, dos conhecidos autores em que ele se esteiou e de alguns outros que sobre o mesmo assunto têm feito estudos, demonstrar-se-á a origem africana desta enfermidade.

Gabriel Soares de Souza, o primeiro dos historiadores em que se estribou Silva Lima para admitir a origem autônoma das boubas, era um colono português que se estabeleceu na Bahia onde foi, depois, proprietário de engenho e vereador municipal, segundo leio num interessante trabalho do Dr. Oscar da Silva Araujo (28) Nota do Autor.

Este Gabriel Soares de Souza, como muito português que se prezava naqueles remotos tempos coloniais, dobrava a sua profissão de senhor de engenho com a de escritor e, neste caráter, deu à luz da publicidade uma obra "várias vezes alterada no texto e no título por copistas negligentes e imperitos".

Em verdade, o título do seu trabalho não foi sempre o mesmo; ora aparecia com o nome de