"Roteiro no Brasil", ora "Descrição Geográfica da América Portuguesa", ora "Notícias do Brasil", ora "Tratado Descritivo do Brasil".
Refundido, remodelado, alterado no título, é de imaginar-se quanto não teria sido modificado no texto, tornado assim "panela onde muita gente mexeu", sem se entenderem uns remodeladores com os outros, à completa revelia de quem fez o "primeiro condimento".
A edição a que se refere Oscar da Silva Araujo foi uma delas; "restaurada, corrigida e anotada pelo Visconde de Porto Seguro" que a fez publicar na Revista do Instituto Histórico do ano de 1851 e na qual se lê o seguinte trecho referente ao assunto em lide:
"São os tupinambás muito sujeitos à doença das Boubas que se pegam uns dos outros; mormente enquanto são meninos. Porque se não guardam de nada e têm para isso que as hão de ter tarde ou cedo, e que o bom é terem-nas enquanto são meninos aos quais não fazem outro remédio senão fazer-lhas secar quando lhes saem para fora o que fazem com as tingirem com genipapo, e quando isto não basta, curam-lhe estas bostelas das Boubas com as folhas de caroba, a cuja virtude temos já feito menção e como, se estas bostelas secam, pensam para si