Doenças Africanas no Brasil

Americo da Veiga, imbuído ainda dos ensinamentos dos seus antigos mestres, Drs. Pizarro Gabiso e Chaves Faria, professores da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, apresentou, em uma comunicação feita ao Quarto Congresso de Medicina e Cirurgia, várias observações de indivíduos acometidos de Bouba.

Delas concluiu o distinto clínico que "a bouba é a própria sífilis que se reveste de uma forma bizarra na raça negra que se alimenta exclusivamente com o inhame, a carne de porco e substâncias congêneres, não incluindo outros fatores, outrora desconhecidos" (49) Nota do Autor.

Mais do que os autores de responsabilidade era, sobretudo, o povo em geral que, nas manifestações boubáticas, queria enxergar sempre um fundo luético, dando mesmo como sinonímia de "Bouba", a "Sífilis" que acometia os negros".

Tais modos de entender o interessante assunto não possuem o menor esteio científico e, atualmente, ninguém confundirá mais uma destas enfermidades com a outra, pois os seus caracteres diferenciais são de uma evidência que não admite dúvidas.