ao mar, para não ir ao fundo, toda a carga, tudo, exceto o que cada um trazia vestido, até o armamento raiado, até as bagagens dos oficiais. Ao menos nenhuma vida se perdeu, e foram socorridos na costa deserta pelo navio de guerra dos Estados Unidos, Wassuchett, ao qual foi levantada, em consequência deste serviço, a interdição, que sobre ele pesava, de entrar nos portos do Brasil, desde o seu atentado no porto da Bahia contra o corsário Flórida em outubro último.
Há um mês que os guardas nacionais da Paraíba estão no Desterro, aquartelados neste teatro, ou para melhor dizer, neste antro. Deram-lhe novo armamento e novos uniformes; mas estão à espera da Guarda Nacional do Paraná (província pouco povoada), que se há de fundir no seu batalhão. São cerca de 3oo; durante este mês, que aqui têm permanecido, têm dado baixa ao hospital 31 homens. Também dos 550 homens que devia contar o 28° de Voluntários há 53 no hospital.
Para não melindrar o orgulho local dos catarinenses, tive de ir à Praia de Fora gozar a vista do canal e da entrada do Norte. É ali que se encontram as casas mais elegantes da cidade. Alguns consulados tinham arvorado a sua bandeira. Vi nos jardins algumas palmeiras, muitas laranjeiras e outras árvores do Brasil tropical, entre elas a árvore da fruta-pão, e sobretudo belas coníferas. Mas já se nota ausência de mangueiras, e até de bananeiras.
Quando voltei ao palácio encontrei, formada, parte da Guarda Nacional da Paraíba. Os outros soldados tinham bom aspecto e estavam bem alinhados; pareceram-me quase todos mulatos. Tinham o chapéu de feltro e blusas azuis com patilhas escarlates nos ombros; os oficiais tinham quepe.