"O Sr. Basilio de Magalhães, obtendo a palavra para fundamentar uma proposta, diz que, tendo sido à Câmara Alta da República, em 7 de Julho de 1906, um projeto firmado por 15 senadores, entre os quais vários propagandistas do novo regime, para que fossem trasladados ao solo pátrio, a fim de serem aqui inumados, os restos mortais de dom Pedro II e de dona Thereza Christina, projeto sobre o qual se manifestara a comissão de legislação do Senado — vinha o orador, uma vez que eram já passados dez anos, apresentar uma indicação com o intuito de dirigir-se o Instituto Histórico ao Sr. Presidente da República, que é também Presidente Honorário da associação, solicitando do mesmo promovesse os meios conducentes àquele alto fim.
A indicação é a seguinte: — O Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro que, em sua divisa e nos arts. 67 e 68 de seus Estatutos, consigna imperecível gratidão e reconhecimento à memória de seu grande protetor o Sr. dom Pedro II, tem a honra de pedir ao seu presidente honorário, Exmo. Sr. Dr. Wenceslau Braz Pereira Gomes, muito digno chefe da Nação, que, reproduzindo o nobre exemplo dado pelo Governo da República, quanto aos ossos de Saldanha da Gama, faça vir para terra pátria os restos mortais do finado Imperador e sua virtuosa consorte, como tanto desejava o honesto e patriótico servidor do Brasil. — Sala das Sessões, em 26 de Agosto de 1916. — Basilio de Magalhães."
Posta em discussão a indicação, pede a palavra o Sr. Erico Coelho que diz o seguinte:
— "Enquanto o ilustre consócio, Sr. Basilio de Magalhães, enunciava sua indicação, pensei em explicar meu voto discordante. O projeto de lei, sobre o qual S. Exª. fez reflexões, foi presente ao Senado da República no dia 7 de Julho de 1906. Estava em primeira discussão no dia 12, quando opinei da tribuna no sentido oposto. Após o debate, a comissão de Justiça emitiu, na data de 28, seu parecer contrário. De fato, o projeto, que não chegou a ser dado em ordem de votação, cogitava ordenar trasladasse o Poder Executivo os restos mortais do Imperador