que representa três anos do consumo mundial. As caldeiras das locomotivas brasileiras correm então a goles de café...(18) Nota do Autor
Por mais importante que seja a evolução geral da sociedade brasileira e a crise econômica em particular, as razões políticas e os homens desempenham um papel preponderante nos acontecimentos que provocam a queda da Primeira República.
2 - AS ORIGENS POLÍTICAS
A partir de novembro de 1889, o Brasil tem novos senhores. Quem são eles? Primeiramente, as Forças Armadas, única força organizada da nação e sobre a qual repousa o poder: aos militares coube o privilégio de fazer cair a monarquia. Doravante, os militares contarão na vida política nacional e nada poderá ser feito com o desconhecimento deles. A seguir, a oligarquia dos grandes domínios de exploração do café, que exerce efetivamente o poder. A oligarquia dominante durante as primeiras décadas de regime republicano é constituída essencialmente pelos grandes plantadores e comerciantes dos estados de São Paulo e Minas Gerais. Assim, é natural que essa dominação vá refletir-se na formação do governo central. Com efeito, existe entre esses dois importantes estados da Federação um acordo tácito segundo o qual pessoas provenientes desses dois estados se sucederão na Presidência da República. A cada mandato de um presidente oriundo de Minas Gerais, deve suceder o de um oriundo de São Paulo e vice-versa. Esse estranho modo de conceber a democracia permite a São Paulo e a Minas Gerais monopolizarem o poder central, com exclusão do resto do país.