tem a honra de participar-lhe o abaixo-assinado, em resposta à mencionada nota, e em nome do Governo Imperial, que do mesmo modo serão tratados no Império os navios austríacos e seus carregamentos, não se cobrando deles outros direitos de navegação ou de alfândega, a que não estiverem sujeitos os próprios nacionais, conforme o disposto no decreto de primeiro de outubro último.
O abaixo-assinado tem a honra de comunicar ao Sr. Sonnleithner que, em consequência deste acordo, expediu nesta mesma data ordem à Repartição da Marinha, para que os navios austríacos paguem desde já ali pelos seus passaportes o mesmo que pagam os navios nacionais, ficando deste modo a eles equiparados nessa parte.
O abaixo-assinado aproveita esta ocasião para renovar ao Sr. Sonnleithner as expressões da sua estima e consideração.
Antônio Paulino Limpo de Abreu"(48) Nota do Autor
No relatório anual do ministro dos Negócios Estrangeiros do Brasil de primeiro de maio de 1848, o texto dessas notas foi publicado. Com isso as relações comerciais entre os dois países foram restabelecidas. Isso permaneceu a base para o futuro. De acordo com esse convênio e das novas leis publicadas pelo Brasil a respeito de economia, o comportamento do comércio austríaco com o Brasil foi baseado nos princípios da completa reciprocidade e dos maiores privilégios. Um tratado formal nunca foi firmado(49) Nota do Autor.
Os anos seguintes não trouxeram melhoria à situação. A missão Novara em 1857(50) Nota do Autor publicou extenso relatório em que as estatísticas comerciais levavam a seguinte explicação a respeito do desenvolvimento inadequado do comércio austríaco com o Brasil: as manufaturas austríacas não teriam ajustado as suas produções aos gostos e necessidades dos brasileiros. A expedição de 1816 descrevera em linhas gerais a mesma situação, e agora, 41 anos mais tarde, os comerciantes austríacos ainda não haviam tomado conhecimento do mercado brasileiro.
O comércio austro-brasileiro poderia ter florescido se uma coleção dos artigos mais usualmente usados no Brasil tivesse