A Bahia e a carreira da Índia

nosso processo histórico, e mostrar o aproveitamento, circulação e comércio de riquezas, de atividades profissionais e de natureza vária, muitas delas praticamente desconhecidas de nossa historiografia.

Em decorrência dessa preocupação, ficamos apenas em algumas considerações no tocante a temas como a evolução, no largo espaço de tempo estudado, da área que mais direta e intensamente suportou o ônus que nascia de sua condição de porto de escala e colônia de posição, isto é, a Bahia. Reconhecemos, não obstante, que o sincronismo entre a vida da terra e o movimento marítimo, se estabelecido da maneira desejada, contribuirá para dar ao trabalho maior dinâmica do que aquela efetivamente conseguida.

Fica-se devendo também, pelos mesmos motivos já expostos, um aprofundamento maior no estudo das causas pelas quais a construção naval não correspondeu ao que dela se esperava no Brasil diante dos recursos naturais com que se contava, ou ainda dos conflitos entre os diferentes interesses coloniais, oficiais e privados, no que diz respeito à produção, transportes, comércio, etc.

Preocupou-nos mais, dentro de um critério geral e, no caso, um tanto subjetivo, a importância do porto do Salvador, demonstrada no caso através da sua integração na Carreira.

Não houve de nossa parte nesse sentido o intuito de responsabilizar a Carreira da Índia de um modo exclusivista pelas diferentes situações históricas que são estudadas ao longo do trabalho. Entretanto, como nos movera o interesse por sublinhar-lhe o realce que realmente possui no contexto da história moderna geral, eventualmente o leitor poderá ficar com a impressão tão somente desse enfatismo.

Deve ficar claro que nosso objetivo primordial foi utilizarmo-nos da Carreira da Índia como recurso ideal para a demonstração da importância histórica do porto da Bahia. Efetivamente, precisamos neste estudo a parcela que coube à Carreira da Índia na valorização daquele porto. Essa demonstração não invalida, como é natural, nas intenções deste trabalho, os quinhões às vezes bem maiores com que comparecem os demais roteiros portugueses que se serviram da Bahia como sua escala ou como porto de início ou fim de viagem.

Consideramos a Carreira da Índia o mais complexo e duradouro roteiro marítimo da Idade Moderna. Essa importância é atestada pelo montante de capitais que atraiu e muitas

A Bahia e a carreira da Índia - Página 17 - Thumb Visualização
Formato
Texto