A Bahia e a carreira da Índia

A tentativa de sustentar-se o império ultramarino no Oriente desvanecia-se. Sua condição deficitária aumentava consideravelmente, pois os 400 contos de rendimento do Estado da Índia lá mesmo se consumiam, enquanto que a recuperação do Mediterrâneo sobre o Atlântico se fazia sentir rápida e intensamente.

Os novos tempos vão ser ingratos para o Reino.

Na primeira metade do século XVII, a ruína reflete-se no número de navios que seguem em cada armada do Oriente: três ou quatro, quando muito. Ao terminar em Portugal a era dos Filipes, a hegemonia do Índico estava perdida e o Atlântico era varejado por barcos de outras nações.

É justamente nessa fase sombria, quando as tentativas de recuperação de um extinto prestígio faleciam na confusão de interesses, que Salvador se arroga, dentro da empresa ultramarina, uma crescente preeminência nascida em parte de suas relações com a Carreira do Oriente.

É o porto da Bahia(1) Nota do Autor, uma espécie de pulmão por onde respira a colônia.

Uma série de motivos contribuiu para isto: 1) A cidade era a cabeça política e administrativa da colônia americana; 2) Possuía bom ancoradouro, relativamente abrigado; 3) Ficava aproximadamente no meio da extensa orla litorânea; 4) Estava mais perto do Reino que os portos do Sul; 5) Oferecia facilidade de contato com as colônias da África Ocidental portuguesa, estimulado pelo tráfico de escravos; 6) Exportava, entre outros produtos, tabaco, açúcar, madeiras, especiarias e fibras tropicais; 7) Era de fácil acesso para abastecimento e refresco dos navios; 8) Apresentava recursos em matérias-primas; e 9) Proporcionava eventuais socorros de sua praça de guerra.

Em 1796, como exportador e importador é Salvador o que ocupa o primeiro lugar entre todos os portos do Portugal ultramarino.(2) Nota do Autor

A liderança que o Brasil ofereceu em relação às demais colônias foi inquestionável, nascendo daí o fato de, pelo menos com a África, termos mantido, principalmente através da Bahia, mais assíduas relações do que a própria Metrópole.

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