A Bahia e a carreira da Índia

Os administradores do estanco do tabaco em Macau foram, pelo menos nas duas últimas décadas do século XVIII, responsáveis em parte pelo impedimento da larga penetração do tabaco brasileiro naquele Império, devido a terem dobrado o preço do produto, que passou a ser de oito piastras por arrátel de tabaco "amostrinha", que era justamente o de maior consumo.

Esse procedimento levou os consumidores a se retraírem, o que teve como consequência o grande acúmulo de tabaco em Macau. Também os mandarins se recusaram a receber a cota que anualmente era destinada à Casa Imperial, o que levou o Senado da Câmara de Macau a arcar com a diferença de preço pelo menos em relação à quantidade que se destinava àquela Casa, a fim de não criar dificuldades nas suas relações com os mandarins.(101) Nota do Autor

Como se verificasse então um declínio nos contratos de tabaco em folha e em pó, foi enviado a Macau um Comissário do Contratador de Tabaco, que lá chegando em 1784 aboliu o estanco, vendendo o tabaco aos chins pelo preço que ajustassem as partes, como se fazia com as demais mercadorias.

O resultado dessa providência foi a imediata colocação de todo o tabaco que chegara a Macau como de todo aquele que ali se acumulava já há alguns anos. Parece que só o falecimento daquele funcionário veio interromper uma abertura comercial das mais promissoras que se seguiu a esse primeiro ano de cessação do estanco.(102) Nota do Autor

Sabe-se que os chins preferiam o tabaco de melhor qualidade, conhecido lá como "amostrinha", mas também havia aceitação para o "esturrinho" ou ainda "estorrinho", "osimonte" e "esturro", denominações essas que supomos terem sido dadas no Oriente a certas espécies do produto.

Outra das dificuldades que ocorriam com o tabaco brasileiro que Goa remetia para o mercado chinês através de Macau era o monopólio que geralmente um só chinês exercia, comprando todas as partidas que os portugueses desembarcavam nesta última cidade.

Pelo que se vê foram vários os motivos que limitaram a expansão da atividade comercial portuguesa de tabaco no tocante pelo menos ao mercado chinês, o que aliás pode aplicar-se de certo modo a todo o Oriente.

A Bahia e a carreira da Índia - Página 316 - Thumb Visualização
Formato
Texto