em terno de qualquer sugestão deste gênero, certo é que eu teria sido forçado ao grande sacrifício que se me pedissem. Posso dizê-lo agora que o perigo - imenso para mim e para os meus - está de todo passado, e bem passado, porque se eu não podia prestar-me a ser competidor do meu colega e amigo Dr. David Campista, também não posso concordar em que se oponha o meu nome ao do meu amigo e colega Hermes da Fonseca. E penso já ter provado que sou capaz de sacrificar comodidades e interesses pessoais meus. Os que me conhecem mais de perto sabem que não foi pequeno o sacrifício que fiz aceitando em 1902 opôsto de ministro de Estado e mantendo-me nele com grande e irreparável prejuízo material para mim e minha família.
Beijo as mãos de V. Excia. pelas belas e generosas palavras que escreveu a meu respeito, mais benévolas ainda do que as de 2 de dezembro de 1900. Dada a solenidade do momento atual, elas ficarão na nossa história política como uma das maiores animações e recompensas recebidas por quem nunca desejou ser mais do que um estudante e obscuro servidor da pátria".(715) Nota do Autor
Num trecho dessa carta ele confessava que teria aceitado a Presidência se ela lhe houvesse sido oferecida num movimento unânime de conciliação. Deixava assim uma resposta aos que o acusavam de recusar a Presidência por egoísmo e excessivo amor à popularidade. A Tobias Monteiro parecia que o não de Rio-Branco era evasivo e reticente. Perguntou-lhe um dia:
- Mas se aqui lhe viessem pedir os chefes políticos que aceitasse a candidatura - Pinheiro, Glicério, Murtinho, Quintino, Rui - todos reunidos, o Sr. não aceitaria?
Ao que ele respondeu:
- Mas o Sr. bem sabe que eles não virão(716). Nota do Autor
E em conversa com José Marcelino e Pedro Moacir:
- Nunca um líder político de responsabilidade, a não ser Rui Barbosa, me ofereceu essa candidatura(717). Nota do Autor
Não podia ser candidato apenas com o movimento do povo e dos estudantes nas ruas. Aos chefes políticos não agradava a possibilidade de um governo Rio-Branco ou de um governo Rui Barbosa. Isto transmitia aos medíocres, quando