Rio Branco (o Barão do Rio Branco). Biografia pessoal e história política

motivo eu houvesse merecido, mas uma tocante homenagem à memória do Presidente do Cons.° de 1871, e mais uma prova da afetuosa lembrança que V. Ex. guarda do seu antigo colega e morto amigo. Nada podia cativar mais o meu coração do que este nôvo testemunho da amizade de V. Ex. a meu Pai, que soube estimar sempre a V. Ex. e prever os grandes destinos que lhe estavam reservados em nossa terra. - Peço licença para repetir a expressão do meu mais profundo reconhecimento e os meus parabéns pela grande reforma que V. Ex. acaba de realizar, e que inscreverá o seu nome entre os dos primeiros beneméritos da Civilização e da Humanidade. Com a mais alta estima e distinta consideração tenho a honra de ser - De V. Ex. mt.° aft.°.

Amigo e Obrigado Cr.°

José Maria da Silva Paranhos."

Carta a D. Pedro II

"7 de junho [1889].

Senhor

Eu peço a Vossa Majestade Imperial mil perdões pela demora com que agradeço a grande honra que Vossa Majestade me fez, e que é a maior de quantas tenho recebido da benevolência de Vossa Majestade. Tenho estado estes últimos tempos muito sobrecarregado de trabalho, deitando-me quase sempre às 3 e 5 horas da manhã, e só p.ª tomar repouso insuficiente, pois preciso acudir à correção de provas que me chegam de diferentes lados: as da tiragem à parte do Brésil; as de um resumo mais desenvolvido da nossa história, para o livro Le Brésil en 1889, que o Comité franco-brésilien da Exposição vai publicar; as da Biografia de Vossa Majestade, que entreguei todas há dias ao editor Firmin Didot, para que o volume possa ficar pronto no dia 12 do corrente; as dos artigos biográficos e geográficos referentes ao Brasil que redigi para o VIII volume da Enciclopédia (letra C), finalmente, as provas do folheto dando conta do banquete comemorativo da Abolição o ano passado, com os discursos de Jules Simon, Schoelcher e outros oradores. Tudo isso exigia muita pressa: os artigos da Enciclopédia tinham prazo fixo, e os livros relativos ao Brasil desejamos que possam estar prontos para o dia 14, que será o da abertura da Exposição Brasileira. Para cultivar os trabalhos que estavam a meu cargo, vim a Paris, e até anteontem era obrigado a ir pela manhã a Compiègne, onde está uma das tipografias, para aí mesmo fazer correções e dar o bon à tirer das fôlhas que iam ficando prontas.

Ainda hoje é muito a correr que escrevo estas linhas, e peço disso muitas desculpas a V. M.

Tive a honra de receber as cartas de V. M. de 26 e 28 de abril, a 11 de maio, e, ontem, a de 8 do mesmo mês que veio a cargo de D. Maria Eugênia Monteiro de Barros e estou também de posse de todos os documentos e informações que V. M. se dignou de remeter-me,

Rio Branco (o Barão do Rio Branco). Biografia pessoal e história política - Página 507 - Thumb Visualização
Formato
Texto