assim como das fotografias. Fiz logo no artigo "Brésil" todas as correções e todos os acréscimos indicados por V. M., reservando o trabalho sobre a língua Tupi e as fotografias para a 2ª edição que aparecerá nos primeiros dias de julho. A primeira edição, que será apenas de 500 exemplares, aparecerá por estes dias para que possa começar a ser espalhada desde a abertura da Exposição. Da 2ª edição, mis completa, com as vistas que V. M. teve a bondade de remeter-me, farei tirar os 50 exemplares que V. M. deseja, em melhor papel, numerados de 1 a 50, e encadernados.
Na carta de 11 de maio V. M. recomendava-me que dissesse pelo telégrafo até quando chegariam a tempo as Suas informações. Tive a honra de responder logo que recebi, no dia 23, que esperaríamos as novas informações, e ao mesmo tempo tomei a liberdade de dizer a V. M. que todos os relatórios ministeriais ser-me-iam de grande utilidade, sobretudo os da Fazenda, Agricultura e Império. Com efeito poderemos assim apresentar quanto à nossa dívida, e ao lado dos algarismos do ano passado, os deste ano, que são menores; poderemos modificar o capítulo em que são descritos os nossos caminhos de ferro, e dizer mais alguma coisa sobre a instrução pública.
Na 1ª edição pude já incluir alguns trechos da Fala do Trono dêste ano.
A Bibliografia sairá com um novo §, Literatura Jurídica, que pedi ao Barão de Ourém, autor do artigo Legislação. Nesse ponto foi-me fácil satisfazer aos desejos do Conselheiro Olegário porque dávamos um capítulo sobre o assunto; mas não foi possível, atento o plano do trabalho, indicar as obras de brasileiros sobre os outros ramos de ciência, porque essas obras são em pequeno número, e tais citações bibliográficas cabem melhor nos artigos especiais da Enciclopédia sobre essas ciências. No artigo "Brésil" tratamos de dar uma descrição geral do país, dividindo-a em Geografia Física, Política e Econômica. A Bibliografia que, no fim, refere-se apenas aos assuntos tratados no texto. Assim a Flora Fluminense de Veloso pôde ser citada porque damos um capítulo sobre Flora.
O trabalho, como V. M. viu, ocupou 51 páginas da Grande Enciclopédia, e para publicações do mesmo gênero só tínhamos pequeno espaço, e esse mesmo mal aproveitado, com muitos erros e apreciações injustas. V. M. pôde também ver, pelas provas que tomei a liberdade de submeter ao seu esclarecido exame, que o artigo primitivo de Levargeur ocupava apenas 15 páginas, em que esse homem ilustre, muito dedicado a V. M. e muito amigo do Brasil, repetia erros que lera em outras publicações estrangeiras. À custa de muita tenacidade, pouco a pouco, intercalando aqui e acolá, corrigindo e aumentando, em sete ou oito sucessivas revisões de provas consegui obter 51 páginas que representam bem 200 a 300 in 8º, e isso em publicação que vai ficar nas Bibliotecas, e sue há de servir de guia a quantos para o futuro escreverem sobre o Brasil. Se eu tivesse pedido desde o princípio esse espaço, com certeza mo teriam reservado, pois, como V. M. verá, a Inglaterra apenas ocupa umas 40 páginas, e a Bélgica creio que 20 somente.