O Barão de Iguape; um empresário da época da Independência

4ª Condição

Que para a cobrança dos respectivos impostos poderão eles Contratadores requerer às Justiças territoriais todas as providências, buscas nas embarcações, que chegarem aos portos da marinha, e patrulha nos campos de Sorocaba, e toda aquela contra quem se provar que o multou (?) ou passou por alto, os gêneros compreendidos neste Contrato pagarão em dobro os Novos Impostos, metade para eles Contratadores e a outra metade para a Real Fazenda, não havendo denunciante, porque em tal caso será esta metade para o denunciante.

5ª Condição

Que eles Contratadores poderão cobrar os Novos Impostos por via executiva, em todo tempo do seu Contrato, como se cobrarão se andassem por administração pela Real Fazenda como também gozarão de todos os privilégios concedidos aos rendeiros das Rendas Reais, não estando derrogadas em parte ou em todo.

6ª Condição

Que para a cobrança, e execução dos Direitos pertencentes ao presente Contrato poderão eles Contratadores, valer-se de todas as justiças, e oficiais, que bem lhes parecer e mais pronto se acharem, ou sejam de justiça, ou de Fazenda, sendo seu Juiz privativo em todas as mais causas em que forem autores ou réus o Doutor Juiz Executor da Real Fazenda.

7ª Condição

Que eles Contratadores poderão traspassar o tempo dessa arrematação em parte ou em todo largando a sociedade nela a qualquer, que lhes parecerão, ficando em tudo não só eles Contratadores, mas igualmente todos os interessados, e obrigados in solidum ao pagamento da Real Fazenda de tal sorte que todos os sobreditos, e cada um deles ficarão sujeitos, como fiadores e principais pagadores um por todos e todos por um para a Fazenda Real haver seu desembolso daquele ou daqueles que melhor parecer e pode variar as execuções de uns para outros sem inovação ou desistência das primeiras execuções.

8ª Condição

Que não poderão eles Contratantes alegar perdas nem más de incampação em caso algum nem pedir quitas para o que renunciam

O Barão de Iguape; um empresário da época da Independência - Página 186 - Thumb Visualização
Formato
Texto