Cultura e sociedade no Rio de Janeiro (1808-1821)

mais ainda pela existência de uma estratificação social e pela marginalização de vários grupos em relação à apropriação da escrita. A sociedade estudada é sempre uma parte da sociedade, a cultura descrita um aspecto da cultura, a amostra linguística analisada apenas uma amostra parcial do ponto de vista dos locutores. Estamos constantemente perante aquilo que Foucault denomina, em L'ordre du discours, "a rarefação dos sujeitos falantes", consequência dos processos utilizados para controlar os discursos emitidos numa dada sociedade.

Mas, mesmo colocando entre parênteses a problemática relacionada com o caráter necessariamente parcial do objeto constituído (parcialidade que nada tem que ver com a subjetividade do historiador, mas sim com o "elitismo" da documentação), como estabelecer um único sistema de relações entre as diversas séries de eventos descritos? Claro que estou aqui empregando o termo evento num sentido muito mais amplo do que o habitual: uma obra científica ou literária, uma máquina são eventos no mesmo sentido que a criação de um banco ou um movimento de tropas.

Quando me propus fazer a história da cultura de uma determinada sociedade bem delimitada no espaço e no tempo, não tinha de modo algum em mira chegar a uma unitária "visão do mundo", a uma forma de conjunto coerente, enfim a um princípio que desse coesão a todos os eventos descritos. Não pretendia chegar àquilo que Foucault denomina uma descrição global.(1) Nota do Autor A essa história global da cultura preferi substituir uma história geral, tão ampla quanto possível, percorrida por tantas séries de eventos quantas me foi dado reunir. A recusa de uma história global tem como consequência a dificuldade de "fechar" este trabalho com uma bela síntese tranquilizadora, dirigida a um leitor que não gosta de se sentir perdido no espaço de uma dispersão.

Uma história geral da cultura assume um aspecto mais descontínuo, mais complexo e mais problemático do que uma história global da cultura que subsume a descrição linear numa síntese brilhante, em que todos os elementos da análise são reunidos, por assim dizer, num foco comum. Mas o que se perde na simplicidade e clareza de uma conclusão global, ganha-se no rigor de análise, pois a descrição não é "tendenciosa", ou seja, tendente a defender uma determinada "tese", ou "interpretação".

Cultura e sociedade no Rio de Janeiro (1808-1821) - Página 252 - Thumb Visualização
Formato
Texto