Salvador de Sá e a luta pelo Brasil e Angola; 1602-1686

sempre pessoas de alto gabarito, princípios severos e rígida disciplina. Tinham em suas mãos, por ato do rei e sob seu patrocínio, o controle do Colégio de Artes anexo à Universidade de Coimbra (1555), e fundaram, poucos anos depois, uma universidade própria, em Évora. Foram essas, e durante muito tempo, as duas únicas universidades existentes em todo Portugal. Se houve um terceiro estabelecimento de educação que com elas emparelhasse, esse foi o Colégio de Santo Antão, onde os jesuítas possuíam cerca de dois mil alunos por volta do século dezesseis.

O crescimento da Companhia de Jesus em Portugal e seus domínios de ultramar foi uma saliente característica das normas adotadas pelos Habsburgos de Espanha em 1580 e 1640. Verdade é que os Filipes não tiveram jesuítas como confessores, à maneira dos três monarcas da casa de Avis. Contudo, embora os jesuítas tivessem de partilhar, mais do que a princípio, o patrocínio do rei com os dominicanos e os franciscanos, sua influência em Portugal e suas colônias cresceu em proporção muito maior do que a das ordens mendicantes. Pondo de lado suas atividades puramente como missionários, os jesuítas chamaram a si, em escala muito maior do que os frades, a educação dos meninos nas colônias, mantendo muitas escolas anexas aos seus colégios, tanto na Ásia portuguesa como na África e na América, as de Goa, Macau e Bahia sendo provavelmente as mais importantes(8). Nota do Autor

O curriculum tinha por modelo a Ratio Studiorum após a revisão de 1599, incluindo, para os alunos mais adiantados, classes de gramática, latim e filosofia. Matemática e cosmografia eram especialidades nas quais Santo Antão tinha grande nomeada, as lições nesses assuntos e em astronomia sendo ministradas na famosa "aula da esfera". A instrução dada aos filhos dos leigos nos estabelecimentos coloniais mais distantes, como os do Rio de Janeiro e São Paulo, onde Salvador passou parte de sua mocidade, naturalmente não incluía tudo isso. Nesses lugares não se ia muito além de ensinar a ler, escrever e contar, ao que às vezes se acrescentava um pouco de latim, para os alunos mais destacados. Mas, em todo o século dezessete, em qualquer parte da

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