de novos rumos tomados pela expansão norte-americana em direção aos territórios contíguos às suas fronteiras. Momento de stacatto, a exigir concentração de energias e não dispersão de esforços em várias áreas ao mesmo tempo, sobretudo áreas remotas e disputadas, onde os americanos não estivessem em posição vantajosa ou onde a disputa não fosse uma exigência premente de grupos de pressão político-econômicos de caráter interno, tal como o guano do Chile. A política seguida a partir de então pelos Estados Unidos seria contemporizar e não forçar situações difíceis. Continuar ganhando terreno econômico, sim, arriscar querelas políticas naquele momento, não, a menos que a situação econômica fosse premente.
Crescia a indústria, ampliava-se o mercado interno nos Estados Unidos e dilatavam-se cada vez mais os interesses agrícolas. Mercado consumidor de produtos básicos, não de luxo. Mercado simples de atender. Sem desafio, sem dificuldades outras que a travessia de milhas e milhas de território virgem, à espera de espírito empreendedor e de coragem.
Havia mais, havia o Oriente, onde o comércio americano do tipo penetrador de monopólios, encetado pela iniciativa individual, passava então a ceder lugar ao planejamento econômico feito com apoio decisivo do Estado, contando com a nomeação de enviados especiais para obtenção de tratados. Homens como Biddle e Preble são precursores do tipo de atitude simbolizada pelo canhoneio de Perry ao "abrir" Nagasaki para o comércio mundial, obedecendo a ordens emanadas de toda uma administração, ação portanto consolidadora de um esquema político tão detalhado quanto preciso.
Em 1849, quando o navio americano já não é mais o navio do tráfico brasileiro, é também o mesmo ano da corrida do ouro da Califórnia, do palmilhar mais constante na trilha do Oregon, seu centro abastecedor, e da disputa dos fertilizantes naturais das ilhas do Pacífico(13). Nota do Autor Interesses nacionais em torno dos fortyniners sugerem toda uma constelação de decisões político-administrativas voltadas para a costa pacífica e suas ilhas, para o Oriente, e para dentro das fronteiras do país numa série de providências prioritárias tomadas pelos estadistas americanos.
É também a data em que o empuxo da mística da doutrina do "Destino Manifesto" torna-se desvirtuado e decadente, característica com que permanece na década seguinte. Abre-se também nos anos 50 um período de controvérsias internas nos Estados Unidos,