da lei eleitoral preexistente estava prestes a revolver não somente a lei eleitoral, porém praticamente toda a ordem vigente no país, a resistência começou a agir. A partir daquele momento a força da inércia, escudada na desconfiança que a "democratização" gerava então nos espíritos armados pelo medo ao novo e ao desconhecido, foi um ponderável fator a impedir, ou entravar, a ampliação das conquistas iniciadas com o Reform Bill em 1832(10) Nota do Autor.
Canalizou-se para o Império britânico, no entanto, grande parte da energia reformadora e do impulso do Reform Bill, enquanto essa energia ainda era sobrestada na metrópole.
O binômio Vitória-Império, uma imagem nítida arraigada na mente dos estudiosos da história britânica, tanta impressão causa que há uma tendência para se olvidar o fato, muito mais importante, de que o clima de reformas predestinou Vitória ao êxito e à glória imperial.
Com as mudanças de comportamento (intelectual, moral, social e até religioso, ocorridas na nova Grã-Bretanha) que despontava no começo da era vitoriana coincidiu o surgimento de uma nova ideia imperial. Caberia permitir às colônias, segundo tal ideia, não apenas maior liberdade de governo, como também encaminhamento econômico naquela direção mais lógica para seus interesses. "A mãe-pátria seria sua defensora e guardiã, e não, basicamente, o centro de controle da exploração das mesmas, como ocorria em épocas anteriores, de inspiração mercantilista", eis a tese fundamental, até hoje perfeitamente válida e inconteste, defendida por James Truslow Adams, em seu excelente Empire on the Seven Seas(11) Nota do Autor.
No campo da literatura e do pensamento, desaparecidos Keats, Byron, Coleridge e Walter Scott, surgiu uma nova geração do gênio humano que despontava nos 30: Tenysson e Macauley, Browning, Carlyle e Dickens são seus expoentes(12) Nota do Autor. Essa nova geração de intelectuais preocupou-se mais com a cena social e especialmente com os males e abusos que ela comportava, fato muito significativo.
O movimento de Oxford revela a extensão do mesmo reformismo para o plano religioso, sobretudo por ter sido este um movimento religioso dirigido no sentido de tomada de maior consciência