3.030:929$301. Ora, tendo sido a receita geral do exercício de 1868-1869, segundo os cálculos do Tesouro nacional, de quase 85 mil contos, e sendo avaliada a especial das Províncias em mais 18 mil, temos o total da receita geral e das Províncias 103 mil contos. Comparado este algarismos com os da despesa da instrução pública em todo o Império, vê-se que está para aqueles na razão de três para cem. Se repartirmos a despesa com a instrução pela população livre do Império, temos cada habitante, contribuindo com 12$875 réis para a renda do Estado e das Províncias, desta soma só despende com a instrução pública 378 réis. E trata-se daquele dos ramos do público serviço que mais interessa a civilização e progresso nacional." E o ministro Paulino de Souza, depois de expor cifras e resultados relativos ao ensino nos Estados Unidos, conclui: "Façamos, porém, quanto estiver ao nosso alcance por não sermos os últimos no caminho que vão trilhando as nações cultas. É preciso não olharmos os sacrifícios quando se trata de assunto de tal magnitude. As somas destinadas ao desenvolvimento da educação popular dentro em breve serão compensadas pela diminuição da despesa de repressão, entrarão multiplicadas nos cofres, são diferentes títulos de renda, justificando por mil modos diversos nos resultados que delas colhe a sociedade, sob aspectos tão variados quão importantes. As escolas públicas consideradas como instrumentos de civilização (sirvo-me de uma frase alheia) obram como as grandes forças da natureza primitiva empregadas na elaboração dos elementos que deviam entrar na composição do globo: criam o presente preparando o futuro. Alavanca