A instrução e o Império - 2º vol.

NOTAS

EDUCAÇÃO NO BRASIL - "Para se apreciar com justiça a condição atual da educação no Brasil e as promessas que ela dá, é de estrito dever não encarar as cousas do mesmo ponto de vista da América do Norte. A verdade é que todo progresso sério, no Brasil, data da declaração da Independência e isto é recente em sua história. Depois que o país passou da sujeição colonial para a vidanacional, suas relações com os outros povos se alargaram; mais individual, ele respirou em uma atmosfera de ideias mais cosmopolitas. Mas uma revolução política é mais depressa realizada que refundir uma nação; a renovaçãoo povo é a sua consequência longínqua antes que o complemento. Hoje ainda meio século decorrido, o progresso intelectual se manifesta no Império sul americano como uma tendência, como um desejo, por assim dizer, de onde nasce na sociedade um certo movimento para frente; não é ainda fato. Quando a vida intelectual de um povo está em pleno desenvolvimento, ela se afirma materialmente por instituições de ensino, largas e variadas, disseminadas em todo o país; não é ainda o caso do Brasil; os estabelecimentos deste gênero são cousa local e limitada. Não visitei São paulo e não posso falar por observação pessoal de sua faculdade, que é tida no mais alto grau de estima pública no Brasil. Posso, entretanto, dar testemunho da instrução sólida e da cultura liberal de muitos de seus graduados que tive a fortuna de conhecer. O caráter como homem atestava também como seu saber, a superioridade que eles tinham recebido no seio da alma máter. Disseramque as melhores escolas, depois de São Paulo, eram as da Bahia e de Olinda. Não as visitei; o tempo faltou-me; mas inclino a crer que a existência de faculdades profissionais, nestas duas cidades, tem a realçar o caráter dos graus inferiores de ducação. As faculdades regulares não abraçam senão a medicina e o direito. O ensino em umas como em outras é sério, embora um pouco restrito. Ao menos nas primeiras, onde os meus estudos permitem julgar, os ramos acessórios que são, antes de tudo, a base de uma educação médica superior, são descuidadas ou insuficientemente ensinadas. Não se dá, nas escolas de medicina, bastante importância