A Revolta dos Marinheiros, 1910

Chefe-de-máquinas — Encarregado geral das máquinas de um navio, ou o Chefe do Departamento de Máquinas.

Cobertas — Pavimentos inferiores ao convés (ver definição adiante), isto é, "cobertos".

Cobertas acima — Partes descobertas do navio.

Colocar-se em bateria (os canhões) — Volta dos canhões à sua posição inicial depois do recuo devido ao tiro, trazidos por molas poderosas. Até o início do século XIX, o canhão, com sua carreta, deveria ser colocado em bateria à mão, pelos artilheiros, utilizando-se cabos passando por multiplicadores de força.

Companhia correcional — Instituição criada pelo Decreto nº 328, promulgado em 12 de abril de 1890, na qual eram incorporados marinheiros sofrendo castigos, inclusive de chibata. Na Marinha, era mais uma classificação dos castigados, sem expressão material e efetiva.

Conegaços — Alcunha por que eram tratados os marinheiros antigos, rudes, que viviam a bordo. O mesmo que Gorgotas. Havia certa conotação desta alcunha com a pederastia ativa.

Conteira — Movimento horizontal de qualquer equipamento de bordo, móvel, neste plano. Normalmente aplicado o termo para o movimento dos canhões, torres e holofotes.

Convés — Piso de cima, descoberto, dos navios.

Culatrinha (dos canhões) — Peça onde se localiza o aparelho de disparo dos canhões.

Destroyer — Primeira denominação (inglesa) do tipo de navio que incorporou as torpedeiras (que lançavam torpedos) e o caça-torpedeiras (que as combatiam). Com a evolução, aumentaram de tamanho e terminaram por se constituírem nos navios-ligeiros das forças navais, assumindo uma série de funções de patrulha, escolta, vigilância etc. São chamados hoje no Brasil de "Contratorpedeiros". Em 1910 ainda eram destroyers.

Encouraçado (também chamados outrora de couraçados) — Navios que incorporaram couraças de aço em seus costados para aumentar a proteção e a resistência aos ataques da artilharia inimiga. Os pequenos navios fluviais empregados na Guerra do Paraguai já eram couraçados. Os maiores construídos foram os japoneses da classe Yamato, na Segunda Guerra Mundial,

A Revolta dos Marinheiros, 1910 - Página 13 - Thumb Visualização
Formato
Texto