e deprimente que era dado ao marinheiro nacional! E líder único de seus companheiros (não só do "Bahia", onde éramos 298, mas de todas as guarnições) passou a catequizar e a conspirar, com o fim de levar seus companheiros à revolta armada, a fim de exigir, com armas na mão, a abolição dos castigos corporais, a diminuição do tempo obrigatório de serviço, a alfabetização normal dos marujos, a melhoria dos vencimentos e da refeição, a criação de uma Escola Profissional e o tratamento humano do superior para com o subalterno.
E Dias Martins, resolvido a tudo, passou a conspirar e a aliciar companheiros para a revolta. Em cada guarnição que visitava (naquele tempo, aos domingos e feriados, as guarnições dos navios se visitavam mutuamente) escolhia os companheiros que mereciam confiança e a estes expunha os planos da revolta e os motivos (reivindicações) que a justificavam. Assim, de guarnição em guarnição, D. Martins foi obtendo adeptos para a revolta, que só deveria deflagrar quando ele julgasse oportuno, para que não houvesse fracasso.
Já nas guarnições do "Minas", "São Paulo", "Deodoro", "Floriano", "1º de Março", "República", "B. Constant", "Rio Grande do Sul" e outros navios contava D. Martins com centenas de conspiradores, quando o Governo brasileiro resolveu mandar para o Chile uma Divisão Naval a fim de representar o Brasil na comemoração do centenário da Independência daquele país amigo. Formou-se a Divisão, composta do Scout "Bahia", como capitânia, e dos escoltas "Timbira" e "Tamoio", sob o comando-em-chefe do então Capitão-de-Mar-e-Guerra Belfort Vieira.
Dias Martins, antes de deixar o Rio, pediu a seus companheiros conspiradores que prosseguissem no aliciamento de adeptos até a volta da Divisão, quando então seria combinada a data da deflagração da revolta.
A 10 de agosto de 1910, a Divisão zarpou do Rio, chegando a Montevidéu a 14; saiu a 22 e chegou a Punta Arenas a 27; saiu a 3 de setembro e chegou a Talcahuano a 10; saiu a 11 e chegou a Valparaíso a 12; saiu a 24 e chegou a Punta Arenas a 29; saiu a 5 de outubro e chegou a Buenos Aires a 9.
Estes detalhes de datas de viagens para o Chile devem comprovar o fato de ser o autor destas linhas um componente da guarnição do scout "Bahia".