A Revolta dos Marinheiros, 1910

Só depois de parlamentar com Dias Martins, na tarde de 24 de 11-910, pôde o Almirante subir aos outros navios e aí voltar as vezes que precisou.

Quanto à anistia, esta foi concedida sob a ameaça de ser bombardeada a cidade no dia 26, se a 25 o Congresso não a concedesse ou o Presidente não a sancionasse.

O esforço que então Rui Barbosa empregou para que o Congresso decretasse a anistia aos revoltosos, não foi uma exploração política, por despeito da derrota sofrida nas pugnas eleitorais, mas sim uma prova de humanidade e patriotismo, aquela por reconhecer justas as reclamações dos revoltosos, e este por livrar a cidade da ruína, e evitar que o Governo pedisse ou aceitasse auxílio estrangeiro(*) Nota do Autor para poder vencer os revoltosos.

Certo, se a luta prosseguisse, e tivesse o Governo auxílio estrangeiro, os revoltosos também poderiam aceitar o auxílio da marujada argentina, e talvez o de outras marinhas e assim a questão se complicaria cada vez mais.

Sr. Comandante Graça, cheguei ao termo deste resumo histórico. Antes, porém, devo dizer que não houve barbárie ou perversidade dos marinheiros contra seus superiores. É certo que um foi ferido e dois foram mortos, mas não com barbárie ou perversidade(**). Nota do Autor

O Comandante Batista das Neves, do "Minas", não se achava a bordo mas numa barca francesa fundeada próximo à Ilha das Enxadas, tomando parte num sarau que ali se realizava. Ao saber da revolta em seu navio, abandonou incontinenti a festa, e acompanhado de um guarda-marinha dirigiu-se para o "Minas", a fim de dominar a guarnição. Os oficiais de serviço a bordo já tinham sido forçados a deixar o navio, indo para o A. de Marinha.

O Comandante aproximou-se do portaló do "Minas", e intimou os marinheiros a que arriassem, pois já estava içado, sendo então avisado que a guarnição estava revoltada, e que de nada valia a sua presença a bordo. O Comandante insistiu; o portaló foi arriado, e

A Revolta dos Marinheiros, 1910 - Página 230 - Thumb Visualização
Formato
Texto