Os bororos orientais. Orarimogodogue do Planalto Central de Mato Grosso.

Já vai talvez longo demais este prólogo; sirva, entretanto, na sua mesma prolixidade, para mostrar quanto me penhorou o encargo de prefaciar obra como esta, por mim tão almejada, desde aquela encantadora excursão através da virgem terra dos bororos.

Cuiabá, primeiro de dezembro de 1919.

FRANCISCO, Bispo de Prusíade, Presidente do Instituto Histórico de Mato Grosso.

* * *

Assim escrevíamos há quatro lustros atrás, e durante esse lapso de tempo, um fato culminante assomou no diagrama das contribuições científicas daquela Missão para o patrimônio cultural da humanidade.

Foi a publicação do livro: I Boróros Orientali "Orarimogodogue" del Matto Grosso (Brasile), que me coube a mim mesmo o honroso e grato ensejo de apresentar, em 1927, ao Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, em sessão solene daquele douto sodalício, com as seguintes palavras, em que procurei destacar o valor da obra e as benemerências da catequese, que a produzira: "Mas a Missão lá está: há já um quarto de século, que, ao termo de outras tentativas, ela se fixou definitivamente, no centro Mais assolado pelas devastações da tribo revoltada.

A paz é completa. E à sombra da paz, protegida pelo símbolo da Religião e pela bandeira da Pátria, o gentio se catequiza, se educa, se regenera: é a civilização. A Santa Sé elevou aquelas Missões à alta categoria de Prelazia: foi a sagração da fé.

Faltava-lhes a consagração da ciência. Esta veio agora: é um alentado volume de 472 páginas, luxuosamente impresso na Europa, com mapas e gravuras interessantíssimas, em que o missionário Padre Antônio Colbacchini, o maior sabedor atual de coisas da tribo, reuniu em síntese monumental, os trabalhos científicos da Missão Salesiana em Mato Grosso. É a obra publicada recentemente em italiano, sob o título: I Bororos Orientali "Orarimogodogue" del Matto Grosso (Brasile), e da qual tenho a honra de oferecer um exemplar ao Instituto.

Este livro, que tem chamado a atenção do mundo científico, parece esgotar os assuntos concernentes à velha tribo, distribuindo-os em cinco partes: noticias etnográficas, mitos, gramática, textos e cantos religiosos.

Os bororos orientais. Orarimogodogue do Planalto Central de Mato Grosso. - Página 18 - Thumb Visualização
Formato
Texto