Os bororos orientais. Orarimogodogue do Planalto Central de Mato Grosso.

É para crer que reconheçam dois gêneros de antepassados: os de que se julgam descendentes por geração (da descendência são troncos iniciais verdadeiros, que geralmente dão o seu nome à estirpe e são considerados o totem da mesma); e aqueles nos quais julgam que transmigram temporariamente as almas do clã depois da morte. A lenda de Aturuaroddo explica porque o milho, o tabaco, o algodão, o kiddoguro e o urucu são progenitores dos pdiwoe.

Os elencos dos antepassados de cada clã, acima apresentados, são evidentemente incompletos. O mito do Rikubugu coloca entre os avós do baaddageba também o sol e a lua.

OUTRAS MANIFESTAÇÕES TOTÊMICAS

Em todas as manifestações sociais e religiosas reponta esta antiquíssima divisão da tribo. É ela que regula as ideias religiosas, as leis matrimoniais, a caça, a pesca, as festas públicas e os ritos fúnebres.

Cada clã tem nomes especiais, cantos próprios, ornamentos particulares, penas de cores determinadas e de determinados pássaros, que não podem ser usados pelas outras dinastias. Os membros da estirpe usarão daquelas determinadas penas para fazer flechas, ornar os arcos, os instrumentos musicais, os adornos, a própria cabeça nas solenidades, o crânio e os ossos mais alongados dos próprios mortos, o cesto que levará os ossos todos à derradeira morada. Todo clã tem, portanto, uma espécie de brasão, e forma uma unidade mais estável e mais íntegra do que a família, cujos laços entre eles são bastante frágeis.

Mesmo vigorando o totemismo, nada obsta que numa tribo se mate o próprio totem, assim como o das outras. Todos o comem nas diferentes épocas do ano e sem quaisquer cerimônias especiais.

Somente o ki "anta" (totem de um clã) não pode ser comido senão depois dos exorcismos do bari, não por haver proibição totêmica, mas por acreditarem que este animal é alimento reservado ao bari e aos seus maeréboe. Homens e mulheres pertencem ao clã por nascimento e não pela iniciação da época da puberdade, iniciação que, nesta tribo, só é feita para o sexo masculino e parece não ter valor totêmico.

A ALDEIA

A aldeia é construída, preferivelmente, sobre um pendor, ligeiramente inclinado para o poente, na vizinhança de um rio e de uma floresta; tem a forma circular e é formada por vinte dois baidogue, "cabanas" (bai, cabana; dogue é o sufixo do plural), conforme desenho à página 34.

Os bororos orientais. Orarimogodogue do Planalto Central de Mato Grosso. - Página 34 - Thumb Visualização
Formato
Texto