Os bororos orientais. Orarimogodogue do Planalto Central de Mato Grosso.

três homens postos em fila no pátio da aldeia e voltados para o poente: o do meio é o baaddageba xebéguiu, o chefe mais influente da aldeia. Atrás deles está um coro de mulheres e meninas com aparência triste: repetem elas os versos começados e cantados com um pouco de antecedência pelos três homens, pois este é um dos cantos nos quais participam também as mulheres. Os três homens estão enfeitados com o pariko, mesmo que estejam em tempo de luto; com as mãos sacodem os bapo kurireu "cabaças" e acompanham a cadência dobrando com ritmo os joelhos para a frente e para os lados.

Precedem ao canto vozes imitando a diversos animais considerados pelos índios como seus antepassados (e eddoga, e xarugo seus avós, suas avós).

VOZES IMITATIVAS QUE PRECEDEM O CANTO

um, um, um, um; é a voz dos aroe "almas dos ancestrais"; é executado alternadamente pelos dois cantores laterais e pelo do meio.

É um som característico que foi acenado alhures, mas agora pretendo descrevê-lo com maior precisão. É um rumor explosivo sonoro, obtido com a boca fechada, fazendo vibrar as cordas vocais, depois de uma oclusão da faringe, com um jato de ar fortemente comprimido pela pressão abdominal, pois, pela produção deste som, é evidente a contração e tensão dos músculos da parede do abdome. O ar sai pelas narinas ao princípio contraídas e depois alargadas.

O tom diminui de altura rápida e gradualmente e é muito semelhante ao rumor que se faz, acompanhando um esforço dos músculos abdominais. Obtém-se um som semelhante procurando pronunciar um com a boca fechada, em um tom muito alto.

Tamigui, tamigui, tamigui, tamigui; o tamigui "anhuma" (Palamedea cornuta) é uma ave cujas asas estão armadas com um esporão. Estes nomes são repetidas alternadamente pelo cantor do meio e pelos dois laterais.

io, io, io, io, ioioioio: é a voz do macho do tamigui: os três cantores entoam-na quatro vezes devagar e outras quatro depressa, e é repetida alternadamente pelos presentes e do mesmo modo.

um, um, um, um, (todos juntos) significa: o macho do tamigui, que ordinariamente faz "io, io, io," quando faz "um, um, um," representa um aroe.

oi, oi, oi, oi, oioioioi: é a voz da fêmea do tamigui; e este é cantado como acima.

um, um, um, um, (c. a.)

e, e, e, e, eeee: (em tom baixo e breve): é a voz dos nabure "araras verde-rubras" (Sittace cohoroptera) (c. a.) um, um, um, um, (c. a.).

Os bororos orientais. Orarimogodogue do Planalto Central de Mato Grosso. - Página 396 - Thumb Visualização
Formato
Texto