Ora, as recepções com salgadinhos, as bandejas circulantes, as comidas nos restaurantes automáticos, o cachorro-quente, o sanduíche frio, a desculpa de não ter tempo para comer, aplicando-o noutras tarefas inferiores, o disfarce decorativo mutilando a integridade sápida, os maquinais self-services, a banalidade policolor dos drugstores, são fatores adversos à, boa e veneranda tradição cozinheira.
Vivendo como vivemos, sob o signo da Velocidade e a égide da Angústia (de tempo, de espaço residencial, de alimentos, de tranquilidade, de alegria) estão os homens da desintegração atômica perdendo a legitimidade do paladar. Um alimento fartamente divulgado no mundo daria mais sossego e júbilo que toda a trovejante conquista espacial que nos trouxe rancor, rivalidade e ódio concorrente. No seu tempo, Brillat-Savarin estava convencido que la découverte d'um mets nouveau fait plus le bonheur du genre humain que la découverte d'une étoile. Para a tranquilidade fisiológica, e decorrentemente psicológica, da população terrestre, a deglutição de uma boa feijoada é mais útil que a posse da Lua.
A consigna é não perder tempo. Precisamos comer depressa, digerir depressa, abandonar a mesa como a um assento de brasa. Vida prática. Essências. Sumos. Comprimidos. Lataria. Pé no acelerador. Avião hipersônico. Olho no relógio. Tempo é dinheiro mas todos sabem que dinheiro não é tempo. Quando possuem o dinheiro, perderam o tempo que o valoriza.
***
As refeições possuíam etiqueta para o encerramento. Não abandonavam a mesa como os mocós deixam o cibo. Comeu, largou...
Saint-Hilaire registrou o cerimonial em Minas Gerais(41) Nota do Autor: "Depois da refeição os comensais se levantam, juntam as mãos, inclinam-se, rendem graças, fazem o sinal da cruz, e, em seguida, saúdam-se reciprocamente". João Brígido anotara semelhantemente no Ceará velho: "Como epílogo, à cada uma dessas refeições, rezava-se o bendito, e tomava-se a bênção ao chefe da família"(286) Nota do Autor. "Bendito e louvado seja o Santíssimo Sacramento!" ainda rezei em 1910 no sertão de Campo Grande (Augusto Severo, RN). Era então comum por todo o interior. A bênção ao chefe da família ia desaparecendo para os filhos, e outrora regular para os escravos presentes. Genros e outros convivas saudavam numa sorridente curvatura. Ou apenas baixavam a cabeça, numa vênia rápida. Compreende-se que as filhas e noras, o bando feminil,