História da alimentação no Brasil – 2º volume: sociologia da alimentação

As meias de mingau

E os véus de gergelim,

E as aspas de pão de ló

E o anelão de bulim,

As fitas de gordura

E as luvas de toicim.



O colete de banana,

O fraque de carne frita,

O lenço de marmê

E o lecre de cambica,

O colarim de bolacha

E a gravata de tripa.



O relógio de queijo.

A chave de rapadura,

A caçuleta de doce

E o trancelim de gordura.

Quem tem um liforme deste

Pode julgar-se em fartura."

O Sr. Iglesias explica que "bulim" é bolinho, "toicim", toucinho, "marmê", farinha puba, farinha fermentada, "cambica"(*) Nota do Autor e vinho da palmeira buriti, Mauritia vinifera. Uniforme, roupa exterior masculina, é o "liforme". A antiguidade dos versos denuncia-se no relógio de algibeira ter ainda chave para dar corda. E o uso do trancelim. E a caçoleta, pendente do trancelim ornamental.

No vocabulário usual as referências aos alimentos, como frases feitas, locuções, imagens comparativas, exclamações de protesto e desabafo, são incontáveis e diariamente entendidas em todas as classes sociais. Hildegardes Vianna(48) Nota do Autor colecionou 187 na Bahia. Édison Carneiro(229) Nota do Autor reuniu dúzias na cidade do Salvador. Nenhuma indagação da linguagem popular deixa de registrar numerosos exemplos em qualquer recanto do Brasil.

Trago o meu depoimento.

Abacaxi: desajeitado, canhestro, mal-amanhado. Dificuldade, problema complicado. Descascar o abacaxi, resolver habilmente a situação. Mau dançarino. Mulher gorda, sem donaire. Denominação dos escravos enviados furtivamente de Pernambuco para o Ceará, para se alforriarem.

Afiambrado: vestido com elegância, chibante, faceiro, "no trinque", roupa nova.

Água: banalidade, vulgaridade, monotonia. "A festa foi uma água". Falhar o plano, "deu água". Acabou em "água de bacalhau", diz-se em Portugal. "Água morna", os apáticos, os neutros. "Água suja", conflito, balbúrdia, mexericos.

História da alimentação no Brasil – 2º volume: sociologia da alimentação - Página 503 - Thumb Visualização
Formato
Texto