História da alimentação no Brasil – 2º volume: sociologia da alimentação

(75) Renato BRAGA, Plantas do Nordeste especialmente do Ceará, 2.ª ed. Fortaleza, Ceará, 1960. Sobre o feijão-de-porco, escreve: "Planta ornamental. Comíveis os legumes verdes e tenros. Com as sementes, os negros fazem colares para afastar o mau olhado e o quebranto. Quando maduras ou secas, se tornam tóxicas pela presença do ácido prússico. Adubo verde excelente. Cosmopolita tropical".

(76) Karl von den STEINEN, O Brasil Central. Expedição em 1884 para a exploração do rio Xingu. Tradução de Catarina Baratz Cannabrava. Companhia Editora Nacional. São Paulo, 1942.

(77) Antônio Castilho de LUCAS, Adagiário da alimentação. Prefácio de F. C. Pires de Lima. Tradução portuguesa de Maria Vitória G. S. Ferreira. Porto, sem data.

(78) J.A. POMBINHO JÚNIOR, Cantigas populares alentejanas e seu subsídio para o léxico português. Edições Maranus. Porto, 1936.

(79) Alberto PIMENTEL, As alegres canções do Norte. Lisboa, 1905.

(80) Cozinheiro Nacional. Rio de Janeiro. B. L. GARNIER Livreiro-Editor. Rua do Ouvidor, 71. Falta a página de rosto. Propriedade de Jamile Japur, a quem devo o empréstimo. São Paulo. Karl von den STEINEN (37) comentou, humoristicamente, o Cozinheiro Nacional em 1887. O confronto dos textos permitiu a identificação.

(81) Uma cópia vinda da Biblioteca Nacional de Nápoles (1-E-33) desse Trattato di cucina spagnolo, com texto em português, motivou o ensaio magistral de D. Maria José da Gama Lôbo SALEMA para a licenciatura em Filologia Românica na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Devo indicação e leitura do original datilografado (datado de 1956) ao Prof. Vitorino Nemésio, mestre insigne na mesma Faculdade. Lisboa, maio de 1963.

(82) Manuel QUERINO, Costumes africanos no Brasil. A arte culinária na Bahia. Editora Civilização Brasileira. Rio de Janeiro, 1938.

(83) A. J. de SAMPAIO, A alimentação sertaneja e do interior da Amazônia. Onomástica da Alimentação Rural. Brasiliana, 238. São Paulo, 1944.

História da alimentação no Brasil – 2º volume: sociologia da alimentação - Página 522 - Thumb Visualização
Formato
Texto