cortes portuguesas e através do qual se pudesse consolidar nas colônias uma nacionalidade coesa.
No panorama da evolução do pensamento político e social inglês, no correr do século XIX, Southey aparece como um pioneiro do reformismo conservador autoritário, paternalista, coletivista, interessado em incorporar ao Estado as novas massas trabalhadoras.
Seria pois um precursor da moderna legislação trabalhista e do sindicalismo de Estado dos fabianos, participando dos primeiros movimentos que conduziriam a ambos. Exerceria influência mais direta sobre conservadores reformistas como Michael Sadler, Richard Oastler e Lord Ashley(36) Nota do Autor. É tido como um precursor do socialismo cristão de Charles Kingsley e de anglicanos dc tendência socializante, como F. D. Maurice e William Cunningham(37) Nota do Autor.
No que diz respeito à política colonial, participava dos ideais e dos preconceitos do humanitarismo da seita de Wilberforce, que exerceria influência decisiva sobre o Colonial Office, contribuindo para definir os objetivos da política colonial inglesa na primeira metade do século XIX.
Que pretendia servir de orientador para os políticos e ministros da época, provam-no diversas circunstâncias: o tom dos seus artigos; o oferecimento que fez, em 1806, a Grenville, de toda a sua documentação sobre o Brasil; sua apresentação como eventual secretário, caso seu amigo Charles W. Wynn fosse ministro das relações exteriores(38) Nota do Autor; o fato de ter sido uma espécie de consultor dos círculos oficiais em questões coloniais, em face de seus profundos e amplos conhecimentos históricos e de literatura de viagens, em que se especializou como ensaísta e autor de resenhas. Acompanhou a exploração da África por homens como Mungo Park, Bruce etc., cujos livros resenhou, acrescentando informações inéditas e valiosas, colhidas dos manuscritos portugueses. Ex-pantissocrata, que em sua juventude sonhara emigrar para a Pennsylvania e constituir ali uma comunidade perfeita de intelectuais ilustrados, acompanhou passo a passo a evolução das tentativas da colonização agrícola dos humanitaristas filantropos em Serra Leoa e Bulama, onde tentavam regenerar ex-escravos e