libertos, integrando-os pelo trabalho livre na cultura e religião anglicana, nos valores enfim da civilização ocidental(39) Nota do Autor. Interessou-se vivamente pelos problemas do novo império na índia e pelas sociedades missionárias(40) Nota do Autor. Erudito de gabinete, interpretando e traduzindo em termos da cultura herdada do século XVIII, e em pleno processo de readaptação aos modernos valores da sociedade industrial, os dados colhidos dos viajantes e missionários, Southey aparece como ideólogo de novo império e propagandista do messianismo cultural anglo-saxão, que forjaria a coesão moral do novo império "informal", pelo qual os empresários em princípio não queriam responsabilizar-se.
A historiografia atual demonstra amplamente a indiferença e a inconsequência política dos empresários ingleses com relação à extensão do império que formaram sem planejar e a responsabilidade dos intelectuais de gabinete e dos burocratas de Downing Street(41) Nota do Autor, os instrumentos mais diretos das forças atávicas, a que Schumpeter faz referência quando relaciona o imperialismo às antigas elites(42) Nota do Autor. Estes teriam contribuído para forjar os valores e a mentalidade imperialista, sistematizando a política que daria forma ao imperialismo britânico, no correr do século passado.
Vivendo em cheio as guerras napoleônicas, Southey acreditava que a paz somente seria consolidada, através da afirmação do predomínio inglês no mundo. A insegurança da guerra somava-se à reação contra a Revolução industrial, de modo que nessa época certos temas gerais, como o expansionismo e a afirmação de poder, polarizavam grupos de tendências políticas diferentes, às vezes opostas(43) Nota do Autor. Grupos influentes manter-se-iam apegados aos símbolos do império; argumentos de ordem intelectual, tais como os dos economistas clássicos, não conseguiriam sobrepor-se ao orgulho nacionalista que eles inspiravam, nem vencer a tradicional política de expansão.
Seriam frequentes, durante as guerras napoleônicas, defesas do antigo Império britânico, de cunho estritamente conservador,