O fardo do homem branco. Southey, historiador do Brasil. Com um estudo dos valores ideológicos do império do comércio livre

um perigo para a sobrevivência da cultura inglesa e de toda ordem existente. Southey teve participação ativa no estado de ânimo que levaria à carta circular de 1816 e aos dois decretos de 1819, que oficializaram a censura, acabando com a liberdade de imprensa na Inglaterra, durante certo período.

Era, na verdade, um fato o abismo que se abriria depois de 1795 entre os intelectuais jacobinos e os artesãos. O novo jacobinismo popular, que seria um aspecto da formação das novas classes trabalhadoras, desenvolver-se-ia, com exceção talvez de William Blake, à margem e independente da participação ou da compreensão dos poetas e intelectuais da época, que nem por isso deixavam de ser sobremodo sensíveis à questão social, ferrenhamente dedicados à causa pública, participantes entusiásticos das questões políticas do seu tempo. A política de repressão, o aprisionamento e a execução de alguns chefes radicais, a partir de 1794, marcaram o ponto de desencontro e a divisão dos caminhos.

Marginalizados das forças produtivas, desvinculados da nova cultura das massas, que principiava a tomar forma, a produção literária dos intelectuais deste período, principalmente a da primeira geração romântica, que é a de Southey, pode ser analisada nos moldes de um profundo isolamento social. Isolamento em certa medida parecido com o das classes trabalhadoras que viviam nesses anos de contrarrevolução em um verdadeiro apartheid dentro da Inglaterra(27) Nota do Autor; tanto mais quanto guardavam muitas afinidades com os artesãos, afinidades oriundas de suas raízes jacobinas comuns, porém virtualmente separados pelo status social. O líder radical Thelwall exerceria simultaneamente grande influência sobre Southey e sobre os tecelões de Spitalfields!

Intelligentsia e classes trabalhadoras dissociaram-se em suas origens. Entretanto, embora com armas diferentes, lutavam contra os mesmos alvos: o novo capitalismo industrial, a modernização, as transformações de seu tempo... Artesãos e poetas conservadores tinham em comum a resistência tradicionalista, o mito da aldeia abandonada, o agrarismo utópico(28) Nota do Autor e a nostalgia dos direitos históricos com que ambos tendiam a procurar argumentação para os direitos sociais... Separava-os o abismo criado

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