ÍNDICE
CAPÍTULO I
OS PAIS DE SINIMBU — O capitão de ordenanças Manoel Vieira Dantas e sua mulher, D. Ana Maria José Lins. — A revolução de 1817, suas causas e a repercussão em Alagoas. — A altitude da família Vieira Lins na Confederação do Equador. — 23.
CAPÍTULO II
FORMAÇÃO MENTAL DE SINDIBU — Sinimbu na Faculdade de Olinda. — Seu aparecimento na imprensa pernambucana. — Sua formatura e viagens pela Europa. — Seu doutoramento na Universidade de Iena. — 41.
CAPÍTULO III
SINIMBU INGRESSA NA POLÍTICA — A sedição alagoana de 1839 jugulada por Sinimbu — Sinimbu na presidência de Alagoas. — Sinimbu e as Presidências de Sergipe e Rio Grande do Norte. — 49.
CAPÍTULO IV
NA CÂMARA DOS DEPUTADOS — O profissionalismo político vem do Império. — A eleição de Sinimbu para a Câmara, na legislatura de 1842-1845. — A dissolução da Câmara. — Sinimbu novamente eleito. — Sua atuação como deputado. - 67
CAPÍTULO V
A MISSÃO AO PRATA — Situação da República Oriental. — O incidente Regis-Garibaldi. - O bloqueio de Montevidéu e a atitude de Sinimbu contrária à sua efetivação — A repercussão