Visitantes do Primeiro Império

passando pela praça do Teatro e diante do Museu, e logo se viram no campo que, desse lado, oferece aspecto muito diverso das selvagens belezas do Corcovado. O fim do passeio era a grande cascata da Tijuca. A estrada a seguir, para lá chegar, é marginada, numa extensão de cerca de duas léguas, de lindas casas de campo que animam a paisagem, dividida em outros tantos jardins ingleses, admiravelmente desenhados. Começa-se depois a subir uma ladeira, ao longo da qual vendas, estabelecidas de distância em distância, esperam os viajantes.

\"Abundantes ribeiros correm à direita e à esquerda da estrada, e chegam com suas águas límpidas, vastas e frescas campinas. Chega-se assim ao alto de uma montanha já bastante agreste, donde a vista repousa agradavelmente sobre a graciosa paisagem que acabo de esboçar.

\"Quando os hóspedes de la Bonite chegaram a essa altura eram quase nove horas da manhã. A grande Tijuca estava ainda longe; mas em um quarto de hora podiam, disseram-lhes, tomando um atalho à direita, chegar à pequena cascata do mesmo nome, junto à qual há uma habitação, pertencente ao conde de Scée. Passa esta por ser mais curiosa que a grande, por causa de sua situação. Tal consideração

[link=18233]Ilustração - O Catete em 1822[link]
[link=18234]Ilustração - Cascatinha da Tijuca[link]