Visitantes do Primeiro Império

caráter como por seus conhecimentos extensos como professor\".

E continua: \"Devemos colocar no número dos estabelecimentos de instrução pública os conhecidos pelo nome de recolhimentos e destinados às moças. Contam‑se três no Rio de Janeiro; o da misericórdia, ligado à casa desse nome; o da rua dos Barbonos, que depende do mesmo estabelecimento; enfim o recolhimento do Parto, onde ficam reclusas mulheres e moças, não precisamente de má vida, mas que deram algum grave motivo de descontentamento aos pais ou maridos.\"

Como meios próprios para facilitar a instrução, havia o gabinete de história natural, a escola de belas-artes e a biblioteca real.

Do primeiro, diz Du Petit Thouars: O Museu, situado na mais bela praça do Rio de Janeiro, chamada Campo de Santana, só apresenta de notável a ordem e asseio que aí reinam; é rico em ornitologia e em mineralogia, sendo, aliás, pobre em todos os gêneros; é pouco visitado, e parece ser no Rio de Janeiro apenas um objeto de luxo pouco útil,\" em oposição à opinião de Freycinet, que aí encontrou numerosas e belas amostras de minerais, algumas medalhas, etc.

\"A academia de Belas-Artes,\" diz o comandante