de la Vênus," é um estabelecimento ainda na infância; possui, por enquanto, número muito pequeno de quadros e menor de estátuas. Sua administração está confiada a Felix Taunay, homem de real mérito, filho de um pintor francês, justamente pranteado. A direção que ele imprimiu ao ensino parece boa e promete felizes resultados. Tive oportunidade de notar os trabalhos de um jovem mameluco, que já denunciavam um artista distinto."
A biblioteca real foi formada com os livros que o rei trouxe de Lisboa, reunidos aos do conde da Barca. Contava, em 1817, setenta mil volumes, classificados e enfileirados com muita ordem em salas separadas, que dependiam outrora do hospital dos terceiros do Carmo. Em uma das salas só havia obras francesas.
Sobre o que eram as ciências, belas-artes e literatura brasileiras desse tempo, vamos traduzir na íntegra o parágrafo a elas referentes do relatório de Freycinet:
"Em país onde tanto o clima como os costumes levam à indolência e à languidez, onde tantas instituições úteis, mesmo necessárias, ficam ainda por errar, não se deve esperar que o estudo das letras, das artes e das ciências seja levado a um grau muito elevado de desenvolvimento. Entretanto, alguns Portugueses, distintos por seu mérito em mais de um gênero, vieram estabelecer-se