no Brasil; sem dúvida animados por seu exemplo, os colonos procurarão dentro em pouco seguir tão honrosas pegadas e assim se encontrarão desmentidas essas asserções severas que me foram tantas vezes repetidas de que "os Brasileiros, na maioria, não sentem nem a importância da instrução nem a vantagem de ter bons livros."
"Já citamos a capacidade e os talentos do bispo D. José Caetano Coutinho, de Fr. Sampaio (*) Nota do Autor, pregador do rei, de Fr. Leandro do Sacramento, professor de botânica e de agricultura. A esta lista um pouco curta devem juntar-se os nomes do padre Manoel Ayres do Cazal, autor da Corografia brasílica; de Silvestre Pinheiro Ferreira, metafísico distinto; do major João Gomes, diretor do jardim botânico, e enfim, a dar crédito à fama, a maioria dos professores das escolas militar e de marinha.
"Contam-se, só na capital, mais de 600 médicos ou cirurgiões e 82 droguistas-boticários. Apesar dessa superabundância de pessoas pertencendo à arte de curar, pode-se ficar às vezes, num caso urgente, vinte e quatro horas sem poder procurar os socorros de que se tenha