chamada jacutinga, várias perdizes, o macuco, e grande variedade de pombos oferecem nutrição não menos estimada e salubre."
Penetrando-se na solidão das florestas, não se sabe o que mais prenda e mais convide a um doce devaneio: se essa imensa variedade de aves, refletindo as cores mais vivas, se o canto melodioso e sonoro de algumas espécies. Quoy, que com seu colega Gaimard, era o encarregado dos estudos zoológicos da expedição das duas corvetas la Physicienne e l'Uranie, (e cujos nomes tantas vezes aparecem juntos na descrição de grande número de animais ainda desconhecidos, tornando-se, por isso, familiares a todos os zoólogos), escreve de nossa avifauna, nesse primeiro quartel do século passado:
"Quando não houvesse mais que a numerosa família dos tangarás e a dos cardeais para ornar as florestas com sua brilhante plumagem, não nos cansaríamos de admirar-lhe a riqueza. Mas os verdelhões, as toutinegras, os papa-moscas, etc., etc. (*)Nota do Autor, parecem querer compensar por seu número o que lhes falta do lado