contrários levam Darwin, atrabiliário e pessimista, a Pernambuco, onde, em poucas horas de estada, despeja todo o mal que se pode dizer de uma região. A 31 de agosto novamente o Beagle lança âncora em Porto Praia e a dois de outubro de 1836 chega finalmente a Falmouth.
Quase três meses depois da volta do afamado autor da "Origem das Espécies" à Inglaterra, partia da França la Vénus, a última das corvetas, cujas impressões transcrevemos.
A viagem de la Vénus, conforme se lê nas instruções do ministro da marinha e colônias (Rosamel) tinha por fim visitar as diversas paragens frequentadas pelos navios empregados na pesca da baleia, a fim de levar-lhes socorro e proteção," visitando além disso os portos ocidentais do México e da Califórnia e os estabelecimentos russos do Kamtschatka, cabendo-lhe ainda procurar os prováveis náufragos do navio Nouvelle-Amerique.
Partia la Vénus, sob o comando do capitão de navio Abel Du Petit Thouars, a 29 de dezembro de 1836 do porto de Brest; trinta e cinco dias depois "de uma navegação pronta e feliz", durante a qual tocara em Santa Cruz de Tenerife, chegou ao Rio de Janeiro, onde, como vimos, apenas demorou 15 dias.