Visitantes do Primeiro Império

imperfeitamente conhecidas? Só em 1817, adotava a França, para transporte de água, caixas de ferro, devendo-se "a essa inovação salutar a inapreciável vantagem de tê-la guardada ao abrigo da podridão". Contando-se com a incerteza dos longos dias de calmaria, o que tirava todo prazo certo às escalas, aos depósitos d'água potável juntava-se um alambique para distilação da do mar.

Torna-se preciso atender ao velame, à alimentação, às acomodações de todo o pessoal. Apesar dos maiores cuidados "é raro que o aparelhamento de uma embarcação para uma missão afastada encontre todos estabelecidos a bordo. Resulta desse defeito de previsão que os primeiros dias de navegação que se seguem à partida são, ordinariamente, empregados em pôr tudo em seu lugar. Os oficiais estudam as localidades do exíguo cômodo atribuído a cada qual pelos regulamentos: todas as peças que compõem o mobiliário são sucessivamente colocadas e descolocadas até que tenham encontrado a disposição mais conveniente, tanto para comodidade como para o uso".

O resto da equipagens instala-se como Deus é servido, perdendo os marinheiros o nome para serem designados por um número.

Para deixar o porto é preciso esperar a hora propícia