Visitantes do Primeiro Império

de ser produzida por uma ação puramente física ou química. Diremos que ela é devida a animais marinhos, pertencendo quase sempre a crustáceos de gêneros muito diversos; que é própria de todas as latitudes em todas as estações; mas que é mais habitual e mais notável sob a zona corrida; que o foco dessa luz, emitida por irritação ou na época da procriação, desconhecido para quase todas as pessoas, reside nas glândulas, situadas, em número variável, dos lados do tórax de certos crustáceos, à semelhança dos focos fotogênicos de alguns insetos."

De nossas ilhas oceânicas são visitadas, nesse começo do século passado, os rochedos de São Paulo, as ilhotas de Martin Vaz e a ilha da Trindade.

Os ilhotes de São Paulo são assim descritos por Darwin:

"Este conjunto de rochedos está situado a 0°58' de latitude norte e 29°15' de longitude oeste; acha-se a 540 milhas das costas da América e a 350 da ilha de Fernando de Noronha. O ponto mais elevado da ilha de São Paulo está apenas a 50 pés acima do nível do mar; a circunferência inteira da ilha não chega a três quartos de milha. Esse pequeno ponto ergue-se abruptamente das profundidades do oceano. Sua constituição mineralógica é muito complexa; em alguns pontos a rocha se compõe de hornstein; em outros de feldspato, encontrando-se