Visitantes do Primeiro Império

alto o hino nacional, e só permitiram que o espetáculo continuasse depois desse executado por três vezes. Durante a algazarra ocasionada por esses pedidos, um capitão do exército foi preso e posto para fora da plateia por ter insultado os políticos, quando pediam o hino nacional.

Havia então seis corpos de milícias na cidade do Salvador: uma companhia de cavaleiros, constituindo a guarda de honra do governador; um esquadrão de artilharia ligeira; dois regimentos de brancos, quase todos comerciantes, um de mulatos e um de negros forros, sendo este o mais adestrado e mais eficaz como corpo de infanteria. Ao todo mais de 4.000 homens bem armados e equipados. Os oficiais são escolhidos entre as melhores famílias e com exceção dos majores e ajudantes, não recebem pagamento.

Assistindo a uma recepção em casa do Cônsul, assim se manifesta Maria Graham: "Nas mulheres bem vestidas que vi à noite tive grande dificuldade em reconhecer as desmazeladas da manhã. As senhoras (sic) estavam bem vestidas à moda francesa: corset, fichu, enfeites, tudo era bom e mesmo elegante, e havia uma grande exibição de joias.

"Os portugueses são todos de desprezível aspecto; nenhum parece ter educação acima da dos escritórios