que pode dar algumas ideias definidas a um viajante que conhece, mas como imaginar o aspecto de uma planta no solo que a viu nascer, quando apenas contemplada numa estufa? Quem, depois de ter visto alguma planta numa estufa, pode imaginar o que ela é quando atinge a dimensão de uma árvore frutífera ou que forma impenetráveis maciços? Quem poderia, depois de ter visto na coleção de um entomologista magníficas borboletas exóticas, singulares cigarras, associar a esses objetos sem vida a música incessante que estas últimas produzem, o voo lento e preguiçoso das primeiras?"
"Quantas vezes não desejei encontrar termos capazes de exprimir o que sentia quando passeava à sombra dessas florestas magníficas! A paisagem inteira é uma imensa estufa luxuriante, criada pela própria natureza, mas da qual o homem tomou posse e embeleceu de lindas casas e magníficos jardins".
"Em meu derradeiro passeio procurei inebriar-me, por assim dizer, com todas essas belezas, tentei fixar em meu espírito uma impressão que, bem sabia, devia apagar-se um dia. A gente lembra perfeitamente a forma da laranjeira, do coqueiro, da palmeira, da mangueira, da bananeira, da samambaia arborescente, mas as mil belezas que fazem de todas estas árvores um quadro