Visitantes do Primeiro Império

estas rochas elevadas são muito íngremes e apenas cobertas de um pouco de terra vegetal; são, porém, coroadas por árvores das formas as mais elegantes, curiosíssimas pelas infinitas variedades e diferentes tons de sua verde e brilhante roupagem. É um luxo de vegetação que espanta e que ninguém pode deixar de admirar.

"Prosseguindo nossa rota, costeamos, à direita, a fortaleza de Santa Cruz; tínhamos, então, à esquerda, o Pão de Açúcar, rocha nua, a pique e muito elevada, que levemente se inclina para o mar. Os barcos, para entrar, passam ao pé desse rochedo que os reduz quase a um nada por sua massa imponente. E, no entanto, essa imensa rocha é absorvida pelo Corcovado (*) Nota do Autor, montanha muito elevada que serve para o reconhecimento do porto, e domina toda a costa que separa a baía do Rio de Janeiro do Oceano.

"Quando passamos o forte de Santa Cruz e o Pão de Açúcar, encontramo-nos na baía. Então vimos de cada lado uma pequena angra semicircular, bordada, ao longo do mar, de uma praia de linda areia branca