Estudos Históricos e Políticos

CAPISTRANO DE ABREU

CONFERÊNCIA PRONUNCIADA NO INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO BRASILEIRO

Durante 43 anos, ligou-me a Capistrano de Abreu a mais perfeita amizade, sem uma nuvem, sem um desfalecimento, no mais elevado convívio de espíritos que se possa imaginar.

Sentimento profundo, complexo, no qual disputavam primazia o afeto pelo homem de coração, o respeito pelo caráter imaculado, a ilimitada admiração pelo sábio.

Dele não era possível ser meio amigo, apenas.

Rude, em sua terrível franqueza; hostil a todo pedantismo; irremediavelmente indignado contra toda futilidade vaidosa; detestava hipocrisia e hipócritas. Sincero admirador das mentalidades superiores, era destituído de toda inveja. Indulgente, quando explicável a falta por um motivo mais alto, por amor à inteligência ou à bondade perdoava deslizes de menor alcance. lntratável em questões de honra, de lealdade e de afeição, não admitia atenuantes para o delinquente. Tal conjunto impunha grande apuro moral e elevação de nível intelectual em quem com ele mantivesse relações.

Tinha horror à bajulação. Grande no espírito como era, não compreendia que seu incomparável saber, a serviço de talento tão singular, pudesse ser alvo da geral admiração do país inteiro.

Estudos Históricos e Políticos - Página 13 - Thumb Visualização
Formato
Texto