Estudos Históricos e Políticos

Com o Mestre, cuja memória hoje procuramos honrar, aparecem virtudes novas, ou com mais relevo postas em destaque: o respeito ritual pelo documento; a facilidade de verificação das origens; o agrupamento filosófico dos sucessos; as correntes formadoras do determinismo econômico e dos conceitos espirituais; a análise mais precisa dos fatos; a ampliação do campo devassado; a pesquisa de depoimentos mais abundantes e mais seguros; o impessoalismo da psicologia; o apuro na preocupação de narrar e nunca de provar; a mais absoluta probidade no citar e no concluir; a redação sine ira ac studio.

Os "Capítulos de história colonial" já são, e cada vez mais constituirão modelo de orientação honesta, de beleza literária e de crítica construtora. E há tantos outros, filhos do mesmo conceito superior!...

As soluções de tanto enigma histórico de nosso país, o descobrimento e a divulgação de obras-primas esquecidas ou insuficientemente aproveitadas, a coordenação de pesquisas e a convergência delas, obedeceram ao critério novo do espírito sabedor e claro do grande morto, a seu poder de evocação de ambientes, à noção impessoal e altruísta de auxiliar e sugerir colaborações irrestritas, não reservando nunca para si, antes com todos partilhando as riquezas que havia coligido.

E aí fulguram Materiais e achegas para a história e geografia do Brasil, Frei Vicente do Salvador, a tradução do livro de Herbert Smith, as decifrações da autoria das narrativas de Fernão Cardim, de Ambrosio Fernandes Brandão, de Antonil-Andreoni, e tantas e tantas mais, obras cujo longo enumerar não cabe nesta resumida e imperfeitíssima revista. Farta, a lista das publicações sobre descobrimento e período colonial.

Feito o cômputo dos escritos, e esta vai ser a tarefa da recém-fundada "Sociedade Capistrano de Abreu", se

Estudos Históricos e Políticos - Página 24 - Thumb Visualização
Formato
Texto