Estudos Históricos e Políticos

como uma demonstração última, singela e augusta de imarcescível saudade.

E pelas ruas desfilou estranho préstito. Centenas de pessoas de todas as gerações, de ambos os sexos, unidas na mesma mágoa e no mesmo luto e no mesmo respeito, olhos rasos de lágrimas, foram carregando a mão, revezando-se, o esquife de pobre em que repousava o grande brasileiro.

De dor e de tristeza o ambiente, é certo. Mas o alvo de tão tocante e exaltada manifestação de carinho, era um Triunfador.

Vencera o egoísmo com seu exemplo de vida modesta e votada ao serviço do Brasil. Vencera a riqueza, fazendo mais do que ela. Vencera a ignorância, alargando o âmbito do pensamento humano.

Vencera a indiferença das massas, impondo-se maestro di color che sanno.

Vencera a própria morte, pois sua memória e o paradigma de sua atividade espiritual inspirariam a discípulos e continuadores o coordenar de esforços, afins de se lhe prolongar tempos afora o influxo na formação moral e mental da terra que ele tanto havia amado.

E, nessa atmosfera religiosa de saudade, de admiração, de mágoa e de afeto, partiu para o desconhecido a grande alma, bondosa e pura, abnegada e heroica de Capistrano de Abreu.

Setembro de 1927.

Estudos Históricos e Políticos - Página 27 - Thumb Visualização
Formato
Texto