Estudos Históricos e Políticos

Somente à habilidade, ao savoir faire maneiroso de nosso representante, devemos não terem sido os desastres mais graves do que foram.

Helio Lobo representa um legítimo filho espiritual da escola que o barão do Rio Branco formou no Itamaraty, e da qual, por felicidade nossa, já se podem contar vários discípulos de valor nos serviços superintendidos por esse Ministério.

É preciso não olvidar nunca essa preocupação do nosso grande chanceler, de preparar continuadores que servissem com amor, clarividência, dedicação e patriotismo, a alta Iição político-internacional do Império, concretizada em d. Pedro II e no Conselho de Estado, política de que ele, Rio Branco, desde moço, se tornara o expoente luminoso.

Para esses dous homens, que já deram provas de si dignas de autorizarem esperanças maiores, Minas deve olhar com carinho.

A eles caberá contribuir para firmar a continuidade dos elos que deverão ligar, em conjunto único, a diplomacia do passado e a de hoje, a grande tradição uniforme, progressiva, liberal e pacífica, do Brasil de sempre.

(Junho de 1927.)

Estudos Históricos e Políticos - Página 452 - Thumb Visualização
Formato
Texto