3. Salgues — L'Office Régional de Faunistique, rattaché à la Station Botanique de Brignoles -1929.
4. Office International pour la Protection de la Nature - Ses origines, son programme, son organisation, Bruxeles 1931.
5. Revue Internationale de Législation pour la Protection de la Nature - (Leis especiais de todos os países e convenções internacionais).
A essas indicações, acrescento a do Relatório da 1ªConferência Brasileira, realizada pela Sociedade dos Amigos das Árvores em 1934 (Boletim Museu Nacional, março 1935).
As indústrias extrativas, a caça e a pesca, no seu afam quotidiano de buscar minérios, plantas e animais, de acordo com as suas necessidades, chegaram a determinar sensíveis devastações e mesmo a extrema rarefação, quando não extinção completa de espécies úteis, mineralógicas, vegetais e animais.
O interesse individual é apenas obter o que deseja, sem cogitar do futuro que o egoísmo não deixa ver; foram as próprias indústrias, dependentes de matéria-prima de origem mineral, vegetal e animal, que deram os primeiros alarmas, em face da escassez crescente de certas matérias-primas.
Seus reclamos chegaram ao conhecimento dos homens de Estado, mas antes destes, foram conhecidas por homens de ciência, e especialmente por artistas e literatos que por toda parte vinham verificando malefícios a paisagens.
Uma gruta, atraente pelas suas estalactites e estalagmites, interessantes concreções calcárias, sofria