Biogeografia Dinâmica - a natureza e o homem no Brasil

Nisso é que consiste a metodologia da proteção à natureza no Brasil: focalizar os nossos problemas e ensinar a resolvê-los, buscando para isso ensinamentos, onde se encontrem.



Questões incidentes: Em primeiro lugar, a da integração da disciplina na educação nacional, tendo em conta o art. 12,§ 4º da nova Constituição que individualizou a educação rural, nos seguintes termos:



"O trabalho agrícola será objeto de regulamentação especial, em que se atenderá, quanto possível, ao disposto neste artigo. Procurar-se-á fixar o homem no campo, cuidar da sua educação rural e assegurar ao trabalhador nacional a preferência na colonização e aproveitamento das terras públicas".



As duas acepções adjetivas da educação, como as considera o Prof. Fernando Azevedo, urbana e rural, justificadas pelo ambiente diverso, acarretam para a disciplina que nos ocupa duas formas de diversificação:

1 — No habitat urbano(1)Nota do Autor, o ensino já está estabelecido, em relação à escola primária, que realiza concursos anuais de plantas vivas e, através de seus clubes de Amigos da Natureza, atende ao essencial, para as crianças, nas cidades.

Visando maior desenvolvimento desses trabalhos, o Prof. Anisio Spinola Teixeira, Diretor do Departamento

Biogeografia Dinâmica - a natureza e o homem no Brasil - Página 143 - Thumb Visualização
Formato
Texto